segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Moradores do Loteamento Garapu realizaram protesto e querem mudar o nome do bairro para Goiamum













Por Rafael Negrão

Crianças, idosos, mulheres e líderes comunitários protestaram ontem (30/08), no Loteamento Cidade Garapu, contra a atual situação da comunidade. Até o nome do bairro, estão pensando em mudar. “Não somos obrigados a passar por isso, vivemos num manguezal. Chega de sermos tratados com tanta falta de respeito”, exclamou a moradora, Surama Lins.

A dona de casa Neuma Novas contou que fez uma cirurgia muito delicada, e teve que descer do carro para ir andado. “Este ano fui operada, mas quando cheguei aqui, tive que ir andando, porque a lama e os buracos não deixaram o carro passar. E o que me revolta é que meu IPTU está pago”, disse indignada a moradora. No ato, crianças se melaram de lama para simbolizar o drama vivido por toda a comunidade.

“Pagamos impostos e não somos obrigados a viver nessa situação, não temos o direito de chegarmos limpos em nossos trabalhos. Infelizmente o prefeito Lula Cabral não reside aqui, por isso não sente na pele o que passamos”, afirmou o morador Renildo Pedro.

Na ocasião, três atas foram assinadas, a primeira reivindicando da Prefeitura do Cabo, o asfalto do Anel Viário, que corresponde de Garapu até a Vila Claudete. Já a segunda ata, cobra rondas policiais do 18º Batalhão. E a terceira solicita da Compesa água encanada, porque em algumas ruas não têm água nas casas.

Para o vereador Ricardinho (PPS), a situação é caótica, para ele o mangue está mais preservado do que o próprio bairro. “Aqui moram mais de quatro mil famílias, e as pessoas não podem ser tratadas como se fossem bichos, no mangue se tem mais respeito".

No fim do protesto, ficou acertado que os moradores irão amanhã (01/09), às 9h, para a Câmara de Vereadores cobrar uma solução para os problemas. Vai ter um ônibus em frente a madareira para transportar os moradores.

Da assessoria do vereador Ricardinho.






sábado, 29 de agosto de 2009

Garapu pede socorro

Está programada para o dia 1º de setembro na igreja Assembéia de Deus Missionária Americana, no loteamente Garapu, no Cabo, reunião com representantes da Polícia para discutir a questão da falta de segurança no local e na vizinha Vila Claudete. Moradores denunciam constantes assaltos e tráfico de drogas. O encontro está previsto para as 19h. O articulador da reunião, o vereador Ricardinho afirma que os moradores não podem continuar "reféns dos bandidos".

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Diversos bairros do Cabo sofrem com a chuva que caiu nesta noite


















Por Rafael Negrão

A chuva desta última terça-feira (25) causou vários transtornos aos moradores do Cabo de Santo Agostinho: alagamento, deslizamento de barreiras, casas invadidas pelas águas, queda de muro de arrimos, moradores impossibilitados de saírem com seus carros e várias famílias desabrigadas. Um verdadeiro caos e falta de compromisso do governo municipal com os cidadãos cabenses.

Um exemplo do descaso é o bairro da Destilaria, que está alagado por causa da bomba que desvia a água para o rio. Desde fevereiro que a prefeitura tem conhecimento de que a bomba foi roubada e até agora nada foi feito. “Avisei ao secretário das Gerências Regionais, Raimundo de Souza, e até agora nenhuma medida foi tomada, quem mais sofre com a situação é a população”, afirmou o vereador líder da oposição Ricardinho (PPS).

A moradora da Destilaria, Maria José de Oliveira explicou que nada é realizado para amenizar o problema. “Há 65 anos vivo esse dilema, infelizmente estamos esquecidos pela prefeitura”, desabafou.

O desespero também toma conta dos moradores de Vila Claudete e do Loteamento Garapu, que estão sem condições de sair de casa, por causa de ruas intrafegáveis e de obras que ao invés de melhorar a situação do bairro tem causado mais transtornos. “Meu filho foi trabalhar de bermuda, porque se ele fosse com a farda ia chegar todo melado de lama, além de que as obras começam e não terminam”, disse o comerciante José Antônio.

Os moradores do bairro São Francisco clamam por ajuda, porque a qualquer momento, as barreiras podem desabar. Uma das prejudicadas é a dona-de-casa Maria do Carmo, moradora da rua 38. “Estou desesperada, já liguei para os órgãos da prefeitura e nada, nem a porta da cozinha posso abrir, porque o barro está praticamente dentro de casa”, afirmou desesperada.

Outros bairros estão com problemas, como é o caso do Mauriti que teve a rua interditada para a retirada de entulhos decorrentes da barreira que desabou, prejudicando o acesso dos transeuntes. Além disso, as localidades da Pista Preta e Ponte dos Carvalhos estão em alerta devido à água que alagou as casas.
Da assessoria do vereador Ricardinho.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ultimato

Coluna Pinga Fogo

Política

O líder da oposição do Cabo, o vereador Ricardo Carneiro, deu um ultimato ao presidente da Câmara: se até a próxima terça-feira a CPI não for instalada, entrará com uma ação no Ministério Público. "Ele decidirá por bem ou por mal".

Fonte: Jornal do Commercio

Manobra

Coluna Pinga Fogo

Política

O presidente da Câmara de Vereadores do Caboa diou ontem a instalação da CPI que investigará supostas licitações fraudulentas na gestão Lula Cabral. Convidou os vereadores para prestarem a inauguração do terminal integrado Cabo-Paulista.

Fonte: Jornal do Commercio

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Segurança pública será debatida na Vila Claudete e Cidade Garapu

Por Rafael Negrão

Cansados de assaltos, tráfico de drogas e insegurança os moradores das comunidades de Vila Claudete e Cidade Garapu solicitaram ao vereador Ricardo Carneiro (PPS), líder da oposição, uma reunião com representantes das Polícias Civil e Militar. O encontro acontece no dia 01 de setembro às 19h, na igreja Assembléia de Deus Missionária Americana, localizada na rua 36, quadra 86 , lote 10, próximo a Escola Padre Marinho Falcão na Cidade Garapu.

“Não podemos aceitar que essas pessoas sejam reféns de bandidos. Tivemos uma experiência de fazer uma audiência pública na Vila Roca e deu certo, sendo reduzido o número de assaltos. Nosso intuito é garantir a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Ricardinho, que comanda a iniciativa. Vale salientar que a participação da comunidade faz a diferença.

Da assessoria do vereador Ricardinho

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Amanhã

Coluna Pinga Fogo

Política

A CPI que investigará supostas licitações irregulares na gestão de Lula Cabral só deve ser instalada amanhã na Câmara. Se um dos 4 que já apoiaram não der pra trás.

Fonte: Jornal do Commercio http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=601960543432455217

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores do Cabo visitam o bairro da Charnequinha













Por Rafael Negrão

A comunidade da Charnequinha recebeu a visita, hoje (17/08), da Comissão de Obras e Serviços públicos da Câmara de Vereadores do Cabo, que tem como relator o vereador Clayton Marques (PDT), além dos vereadores Ricardo Carneiro (PPS), José Feliciano (PMN), José de Arimatéia (PMN) e Aziel Almeida (PTB). A visita contou com a presença de moradores e líderes comunitários.

As ruas 2, 3, 5, 6, 7,9, 11, 12, 13, 21, 37, apesar de terem sido pavimentadas em 2006, já encontram-se com buracos, esgotos a céu aberto, diversas crateras, canos estourados, escadarias comprometidas por conta das infiltrações, ruas intrafegáveis, um verdadeiro caos e desrespeito com o dinheiro público. Além disso, a comunidade já procurou diversas vezes os órgãos competentes e não obteveram resposta.

Vale destacar que as obras têm investimentos do governo federal e estadual. “Minha filha caiu dentro desse bucaro duas vezes. Eu já estou cansada de procurar as empresas responsáveis, mas até agora nada é feito”, reclamou a dona-de-casa Jucilene Maria da Silva. De acordo com José Bezerra, um dos moradores da comunidade, as obras estão sendo muitas vezes concluídas, como é o caso da rua 37, que os reparos já foram feitos por duas vezes, mas infelizmente os próprios carros das empresas Flamac e Dornellas têm quebrado a rua.

Para o irmão Zito, morador da comunidade há mais de 20 anos, o dinheiro do povo está sendo jogado no lixo. “De que adianta fazer as obras se infelizmente não existe uma fiscalização, nem do governo municipal e muito menos do governo do estado”, alertou. A comunidade também sofre com as diversas barreiras que assustam os moradores. “Dizem que as barreiras nas casas são de competência da prefeitura. Já a prefeitura alega que a responsabilidade é da Companhia Estadual de Habitação Brasileira (CEHAB), porque faz parte do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC)”, afirmou um dos líderes comunitários.

O vereador líder da oposição Ricardinho, diz que é preciso que as autoridades comecem a fiscalizar essas obras porque é dinheiro público que está sendo desperdiçado e os órgãos estão sendo omissos na fiscalização e aplicação desses recursos. Ele ainda destacou que vai marcar uma audiência pública com moradores, representantes da CEHAB e representantes do governo municipal.

Da assessoria do vereador Ricardinho.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia do Estudante é comemorado com festa no Cabo











Por Rafael Negrão

O Dia do Estudante foi comemorado ontem (11/08), no pátio do Caic. A festa teve início às 16h, e foi animada pela Banda Rekephn e por Leo Show. Cerca de três mil estudantes das escolas públicas e privadas participaram da comemoração. O evento contou com o apoio do vereador Ricardinho (PPS), e do ex-deputado estadual Betinho Gomes.

A aluna da Escola Estadual Madre Iva, Ângela Maria da Silva, adorou a festa e agradeceu a Ricardinho o apoio a classe estudantil. “Ricardinho é o representante da juventude. Espero que nos outros anos aconteçam festividades como essa”, afirmou entusiasmada.

Para o vereador Ricardinho, o Dia do Estudante é importante, mas ele salientou que a educação no Cabo precisa melhorar muito. “Hoje, é uma dia importante para todos os estudantes cabenses, pena que a educação ainda não está sendo uma prioridade nesse governo”, explicou o vereador.

A segurança da festa ficou por conta da Polícia Militar e o ordenamento do trânsito foi realizado pela Guarda Municipal.

Da assessoria do vereador Ricardinho.

Oposição prepara CPI sobre licitações

Fonte: Folha de Pernambuco 12/08/09

BEATRIZ GÁLVEZ

O prefeito de Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), pode ter licitações de sua gestão, nos anos de 2005 e 2006, investigadas por uma CPI. Os vereadores de oposição do município assinaram ontem o requerimento da comissão que investigará 39 processos licitatórios de compra de serviços gráficos com suspeitas de irregularidade. Seis empresas estariam envolvidas em processos de fraude de licitação. As suspeitas são de que elas tenham donos em comum, ou da mesma família, o que indicaria uma organização especializada em fraudes de licitação. Em um dos casos, a empresa que perdeu a concorrência teria recebido o pagamento no lugar na vencedora. O requerimento de CPI teria sido baseado em um processo do Ministério Público do Estado (MPPE).

O vereador de oposição José de Arimatéria (PMN) admite que pode haver dificuldades para a execução dos trabalhos, devido à maioria que o prefeito detém na Câmara. “Poder ser que atrapalhe porque o presidente da Casa (Gessé Valério - PTB) é governista, e é ele quem nomeia a Comissão. Mas o mais importante é que já foi instaurada para efeito legal, então temos como sair judicialmente se for o caso”, avisou. Arimatéria acusa o prefeito de estar diretamente ligado aos desmandes. “Porque não é possível que não tenha conhecimento, até porque não foi um processo, foram 39”, argumentou.

Gessé Valério garantiu que mesmo aliado, não ficaria ao lado de atividades “escusas”, mas criticou a elaboração do requerimento de investigação. “Já fui presidente de CPI, por duas vezes, e pelo que estou vendo no ofício não está muito esclarecido. Acho que o documento tem que ser mais esclarecedor, esse aqui não tem respaldo. Mas se tiver respaldo jurídico não tem problema, seguirá a CPI”, ironizou. O petebista avisou que o requerimento ainda não foi lido no plenário, o que só deve acontecer na próxima terça feira, de acordo com os prazos regimentais.

Vereadores do Cabo instalam CPI das licitações contra o prefeito Lula Cabral


A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho recebeu na manhã desta terça-feira (11) o requerimento com quatro assinaturas de vereadores para a instalação da CPI das licitações, que tem como alvo o prefeito Lula Cabral.Assinam o documento os vereadores Amaro Onorato da Silva (PRP) - que integra a base do governo -, Ricardo Carneiro da Silva (PPS), José de Arimatéia Jerônimo dos Santos (PMN) e José Feliciano de Barros Filho (PMN).

O objetivo da CPI é investigar as denúncias do Ministério Público do Estado de fraude em 40 processos licitatórios do município para prestação de serviços gráficos, compra de material de limpeza, entre outros. A presidência da Câmara municipal deverá definir a comissão que fará parte da CPI. O prazo para o início das investigações é de 180 dias.

Depois de concluir as investigações, a Comissão Parlamentar de Inquérito poderá encaminhar suas conclusões, se for o caso, ao Ministério Público, para que este promova a responsabilidade civil ou criminal dos acusados.

O prefeito Lula Cabral esteve na mira do MPPE em abril deste ano. O órgão apontou fraude no processo licitatório para contratação de carros pipa que serviriam para aguar os jardins municipais. Por falta de quórum, a oposição não conseguiu instalar a CPI dos carros pipas.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Oposição consegue quatro assinaturas para instalação da CPI no Cabo

Por Rafael Negrão

Os vereadores Ricardo Carneiro (PPS), Amaro do Sindicato (PRB), Cianinho (PMN) e José de Arimatéria (PMN), assinaram, hoje pela manhã (11/08), a CPI que investigam 39 processos licitatórios envolvendo as empresas Gráfica A Única LTDA, Uni Pauta Formulários, Utiligrafica e Editorial, Comércio e Representações, Produções Artísticas e Serviços e Premier Produções.

As empresas foram apontadas com irregularidades na apresentação e titularidade, realização de pagamentos em nome de outras pessoas. Existem indícios de que as empresas fazem parte de uma única organização que beneficia pessoas ligadas a uma mesma família, desviando recursos da Prefeitura Municipal do Cabo.

Vale destacar que o vereador Amaro do Sindicato, é da base aliada do governo e solicitou a instalação da CPI. “Eu estava sendo cobrado pela população cabense e quem não deve não teme. Porque estamos lidando com dinheiro público”, afirmou o vereador.

Para o vereador Ricardinho líder da oposição, a Câmara está fazendo o papel dela que é fiscalizar os recursos públicos. “Independe de partido político, somos fiscalizadores e temos que cobrar que o Ministério Público apure as denúncias”. As irregularidades serão investigadas pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo.

Da assessoria do vereador Ricardinho.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vereadores do Cabo denunciam problemas em Escolas e Posto de Saúde da Zona Rural























Por Rafael Negrao

Os vereadores Ricardo Carneiro, conhecido popularmente como Ricardinho (PPS), e José de Arimatéia (PMN) visitaram na última quarta-feira, 29, os engenhos Ipiranga e Liberdade, no município do Cabo de Santo Agostinho, a pedido dos moradores que não aguentam mais a situação da Escola Vereador Severino Barros Marques. A instituição não oferece merenda, porque a água é imprópria para consumo. “Só estamos servindo biscoitos, porque a nossa água é impura. Os alunos trazem água de casa para beber. Infelizmente, essa situação se arrasta há muito tempo”, explicou a coordenadora, Jorgina Cavalcanti. Ela ainda revelou outro problema: a escola não possui computadores e não dispõe de uma sala de leitura.

No Engenho Liberdade, o problema da água é o mesmo na Escola Júlio Carneiro de Albuquerque Maranhão, que atende 417 alunos do Ensino Fundamental I e II. Geralmente, as aulas só acontecem quando o carro-pipa abastece. “Muitos alunos ficam sem aula devido a esse problema. Ontem, não teve aula, já passamos uma semana sem dar aulas”, afirmou um funcionário que não quis se identificar.A situação também é caótica no Posto de Saúde da Família no engenho Liberdade, o atendimento foi cancelados desde o dia cinco de maio devido a água imprópria que tem um odor muito forte.

“Aqui tem médicos, enfermeiros, dentista e agente de saúde, mas de que adianta se não oferece atendimento, a água que tem é escura e tem um mau cheiro ”. Afirmou a moradora, Maria de Lourdes da Silva. O posto tem sérios problemas de infiltração, fiação exposta, janela quebrada e o banheiro do médico está sem o vaso sanitário. Faltam profissionais de limpeza, seringas, rampa de acesso para idosos e deficientes, pintura, e uma pia para lavar pratos. Além disso, as portas a qualquer momento podem ser arrombadas. Assim, a Unidade de Saúde da Família deixa de atender cerca de 50 pessoas por dia.

Para o vereador Ricardinho, há a ilusão de que o Cabo vive um novo tempo. “ é um absurdo as escolas e posto de saúde parados, porque o governo não tem tido preocupação com quem mais precisa. Que novo tempo é esse, no qual as pessoas não são prioridades. Principalmente na área rural onde o acesso é mais difícil”.