quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sessão plenária é marcada pela ausência da maioria dos vereadores na Câmara do Cabo

Por Rafael Negrão

É lamentável a ausência dos vereadores hoje pela manhã (23/09), na sessão plenária na Câmara de Vereadores do Cabo. A Casa Vicente Mendes tem 12 vereadores, no entanto somente três estavam presentes. Os vereadores Ricardo Carneiro (PPS), José de Arimatéia (PMN), Amaro Honorato da Silva (PRTB) mais conhecido como Amaro do Sindicato, reclamaram da falta de respeito dos demais vereadores com a população cabense e com as pessoas que compareceram a sessão.

“Somos pagos para estarmos aqui nos dias das sessões, é o povo quem paga os nossos salários”, disse indignado o vereador Amaro do Sindicato. Ele ainda sugeriu que seja descontado o dia de hoje, porque um trabalhador quando falta, tem seu dia descontado e na Câmara não pode ser diferente.

Para o vereador Ricardinho é um absurdo, isso acontecer porque hoje tinha quatro projetos de lei para serem aprovados. “Fomos eleitos para representar o povo, e não podemos admitir que isso aconteça. Eu não tenho nenhuma falta, porque sei da importância do meu papel”, afirmou o vereador Ricardinho.

Os três vereadores presentes irão convocar a imprensa estadual para que compareçam a Casa Vicente Mendes para que possam ver de perto o a situação, como também acompanhe mais de perto a atuação dos parlamentares.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ricardinho comemora com a população a reforma da escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos

Por Rafael Negrão

Através da indicação nº87/09 realizada no dia 20 de março de 2009, pelo vereador Ricardo Carneiro (PPS) o Ricardinho, que solicitou a reforma da escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos que se encontrava totalmente intransitável causando vários transtornos à comunidade.

A solicitação foi atendida pela Prefeitura do Cabo e o vereador parabeniza os moradores pela conquista. “Fico feliz em saber que os moradores ganharam uma escadaria digna. É dever do governo municipal garantir o direito de ir e vir a todo cidadão”, disse o vereador.

Da assessoria do vereador Ricardinho.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Posto de Saúde da Família de Pirapama continua com graves problemas

Por Rafael Negrão*

Denúncias realizadas esta semana pela comunidade de Barbalho, referentes ao Posto de Saúde da Família de Pirapama (PSF), mostraram o colapso da saúde do município do Cabo em diversos meios de comunicação. Hoje pela manhã (17/09), fazendo uma visita ao PSF da área. O vereador Ricardo Carneiro (PPS) - conhecido como Ricardinho - viu de perto o drama das comunidades atendidas pela unidade.

Assim que chegou ao local, o vereador encontrou o descaso do governo municipal com a saúde pública. A idosa Eurides Silva, 60, anos foi impedida de receber socorro no carro de Ricardinho, devido a negligência da auxiliar de enfermeira que não quis que a mulher fosse socorrida. “Isso é uma arbitrariedade contra os direitos humanos”, disse o vereador. Na ocasião as funcionárias da unidade ligaram para a Secretaria de Saúde, mas nenhuma ambulância chegou.

A senhora foi socorrida no carro de um comerciante da localidade. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, casos como este vem acontecendo sempre. “Eles ligam para a Secretaria, mas não recebem atenção”.

A dona de casa Clarissa Ferreira afirmou que o posto não distribui os medicamentos com regularidade e reclamou do atendimento: “Estamos esquecidos pelo governo municipal, nenhum degrau descente temos para facilitar o acesso. Muitas vezes os idosos ficam com medo de cair”.
O posto possui infiltração, paredes mofadas, portas com cupim, grades enferrujadas e problemas de infraestutura. Também não há placa de identificação. Vale destacar que a última reforma foi realizada em 2001.

A população reclama também da super lotação, tendo em vista que a unidade atende cerca de seis mil pessoas da comunidade e bairros vizinhos. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que sejam atendidas três mil pessoas, por cada equipe do PSF.

Da assessoria do vereador Ricardinho

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vereador do Cabo propõe internet gratuita para a população.


Por Rafael Negrão

Foi lido hoje pela manhã (15/09) na sessão plenária, na Câmara de Vereadores do Cabo o Projeto de Lei do vereador Ricardo Carneiro (PPS)- Ricardinho, que pede ao Poder Executivo o sinal gratuito de internet para a população. O vereador propõe que o sinal da internet seja sem fio, com finalidade de beneficiar toda a população cabense.


“A internet vai trazer beneficiaos aos postos de saúde, escolas, unidades Policiais, Defesa Civil e outros órgãos ligados a Prefeitura, além da comunidade em geral. A prefeitura vai economizar o custo com a empresa que produz o sinal da internet e estimular que os contribuintes mantenham o IPTU em dia”, disse o vereador.


Para que a população tenha acesso à gratuidade é necessário informar endereço de recepção do sinal, dados pessoais e estar com o IPTU em dia. Já no caso de comerciantes, empresários, autônomos ou profissionais liberais será necessário estar quite com todos os tributos e taxas de sua respectiva atividade com o governo municipal. Vale destacar que não poderá exceder um sinal por imóvel.


Da assessoria do vereador Ricardinho.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Comunidade de Vila Claudete cobra ações emergenciais da Prefeitura do Cabo











Por Rafael Negrão

Foi um sucesso o ato público que aconteceu hoje pela manhã (10/09), no anel viário da Vila Claudete que reuniu moradores, líderes comunitários, idosos, crianças e a imprensa local e estadual.

Os moradores protestaram contra o abandono que se encontra a comunidade. Buracos, poeira, esgoto a céu aberto, insegurança, e o transporte público deficiente, são alguns problemas que têm sofrido a localidade.

O ato teve como objetivo chamar a atenção do governo municipal que tem sido omisso para os diversos problemas na comunidade. “O prefeito Lula Cabral tem contribuído para que a nossa comunidade fique à margem. Estamos esquecidos, aqui não temos direito a nada”, afirmou o presidente da Associação de Moradores de Vila Claudete, Amaro Ferreira.

De acordo com os moradores as obras estão paradas há cerca de um ano e a comunidade tem sido penalizada com a falta de empenho das Secretarias de Serviços Públicos e Infraestrutura. “Já fizemos baixo-assinados e nada. Só conversa, e muitas vezes a prefeitura nem responde as nossas solicitações”, disse revoltada a moradora Neuza Andrade.

Outro problema enfrentado é o transporte público que não entra mais na comunidade. Além disso, os moradores são tratados com desrespeito pelos motoristas e cobradores. “A semana passada fui imprensada na porta do ônibus. E esta semana meu neto caiu dentro do ônibus, devido ao freio que o motorista deu”, afirmou a aposentada Helena da Silva.

A ação contou com o apoio do vereador Ricardinho (PPS), que também se comprometeu junto com os moradores acionar Ministério Público. “Ninguém merece passar por isso, aqui ninguém é animal. Isso é um desrespeito do governo municipal. Daqui a 20 dias iremos ao MP cobrar providências”, exclamou o vereador.

O vereador na ocasião relatou que fez um requerimento na Câmara de Vereadores no dia 13 de fevereiro de 2009, e não obteve resposta. No requerimento foi solicitado o pedido de informações da entrega das obras de pavimentação de Vila Claudete.

Da assessoria do Vereador Ricardinho.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nas cores da política: Vereador Ricardinho (PPS) dá cartão vermelho a Gessé Valério (PTB)

por Wilson Firmo

O vereador Ricardo Carneiro, o Ricardinho (PPS) deu cartão vermelho ao presidente da Câmara do Cabo, vereador Gessé Valério (PTB). A cena inusitada ocorreu durante sessão plenária desta terça-feira, 8.

Para Ricardinho, o gesto foi a maneira que teve de mostrar sua indignação à postura de Gessé Valério de ter que “arquivar o requerimento que pedia a abertura de CPI para investigar denúncias de fraudes em licitações da Prefeitura”.

“O cartão é extensivo a todos os vereadores da Mesa Diretora que assinaram um parecer que não deixa claro a decisão de se arquivar o pedido do vereador Amaro do Sindicato”, explicou o vereador.

“Solicitei cópia da ata da reunião passada e a ordem aqui na Casa foi a de não receber a minha solicitação, nem ao menos protocolocar o documento. Não sei o que tem nessa ata para que o presidente fique se esquivando para entregá-la. O cartão vermelho foi um ato simbólico de minha indignação ao tratamento do presidente com os vereadores da Casa Vicente Mendes”, explicou ele.

“O cartão vermelho é para ele mesmo. Não me senti ofendido”, resumiu o presidente. “Pra ele, na verdade, tem que ser um cartão preto”, disse com ar de contrangimento e irritação.
Sobre o parecer que avaliou o requerimento do vereador Amaro do Sindicato, Valério enfatizou que se não houver a elaboração de um novo pedido “não anda nada, fica tudo parado”, se referindo à possibilidade de a oposição ou o vereador Amaro tentar novamente pedir uma CPI para investigar fraudes em licitação da prefeitura, conforme já denunciado pelo Ministério Público.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Obras de urbanização da Charnequinha são visitadas pelo deputado federal Raul Jungman




Por Rafael Negrão

O Cabo de Santo Agostinho recebeu hoje (08/09), logo cedo, a visita do deputado federal Raul Jungman (PPS), no programa Jornal da Calheta, apresentado pelo jornalista Wilson Firmo, na Rádio Comunitária Calheta Fm. O programa contou com a participação do vereador Ricardo Carneiro (PPS) - Ricardinho, que convidou o deputado para visitar as obras do bairro da Charnequinha, que nem foram inauguradas e já estão destruídas. As obras são de responsabilidade dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Chegando à comunidade, os parlamentares caminharam nas ruas da Charnequinha com os líderes comunitários. Cerca de 18 milhões foram investidos nas obras do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC). De acordo com o morador Bezerra da Silva, o dinheiro das obras foi jogado no lixo. “Já procuramos diversas vezes os órgãos competentes e não obtivemos respostas. E infelizmente, é o nosso dinheiro que está sendo jogado fora”, disse o morador.

Na ocasião, os moradores mostraram diversas ruas que foram destruídas, como é o caso das ruas: 2, 3, 5, 6, 7,9, 11, 12, 13, 21 e 37, apesar de terem sido pavimentadas em 2006, já encontram-se com buracos, esgotos a céu aberto, diversas crateras, canos estourados, escadarias comprometidas por infiltrações, ruas intrafegáveis, um verdadeiro caos e desrespeito com o dinheiro público.

Vale ressaltar que das 194 casas construídas, somente 49 foram entregues, mas algumas delas já apresentam problemas. “Minha casa tem infiltração e já não posso mais nem comemorar, porque sair de um lugar que era péssimo, e chegando aqui também tenho problemas”, afirmou a dona de casa, Maria José Pereira.

O morador Josafá Santos revelou que mais de 80% das obras já foram concluídas e apresentam problemas. “A falta de fiscalização fez com que chegássemos a esse ponto”, exclamou o morador. De acordo com o deputado federal Raul Jungman, é inadmissível a situação das obras, é preciso que providências sejam tomadas.

“Eu irei hoje para Brasília pra falar do descaso que está sendo tratado o dinheiro público”. O parlamentar ainda disse que estão roubando o dinheiro do povo. Daqui a 30 dias, se não for tomada nenhuma providência, ele irá com os vereadores para o Ministério Público.

Para o vereador Ricardinho, a população não pode ser tratada com tanto desrespeito. “Dinheiro público está sendo desperdiçado e os órgãos competentes pela fiscalização estão sendo omissos a aplicação desses recursos, ninguém aqui merece ser tratado com tanto desrespeito”, salientou o vereador

Da assessoria do vereador Ricardinho

domingo, 6 de setembro de 2009

Medalha Josué de Castro

Já o vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho PPS) teve projeto de lei de sua autoria aprovado na CasaVicente Mendes concedendo à Igreja Evangélica Batista da Cohab o título de entidade de utililidade pública. "Com isso, dá margem para que a igreja continue e amplie sua atuação nos trabalhos sociais", explica o parlamentar.

Fonte: Coluna Tribuna da Fé (Jornal Tribuna Popular.

Apenas uma tarifa

Moradores da praia de Gaibu, no Cabo, receberam do diretor-presidente do Grande Consórcio Grande Recife Transporte, Dilson Peixoto, a notícia de que passarão a ter não só acesso ao centro do Recife como a toda Região Metropolitana do Recife. Isso por conta do Terminal Integrado do Cabo que fará parte do Sistema Estrutural do (SEI), a ser inaugurado em novembro. A boa nova foi dado aos moradores da praia, na quarta-feira passada(22) pelo vereador Ricardinho. Ele informa que foi resultado da luta da comunidade que, através de abaixo-assinado pedia a criação de uma linha regular Gaibu-Centro do Recife. "Para mim, é gratificante ver um importante pleito sendo conquistado. Apesar do meu engajamento junto à comunidade, e dos próprios moradores o grande mérito dessa conquista", diz o parlamentar.

Fonte: Jornal Tribuna Popular (Coluna ) de 5 a 12 de setembro.

Saída para "crise" na saúde do Cabo: Requerimento do vereador Ricardinho pede ampliação dos convênios com clínicas e hospitais particulares

Foi aporovada nesta terça-feira(1º), na Câmara de Vereadores do Cabode Santo Agostinho, a solicitação feita pelo vereador Ricardo Carneiro (PPS), para que a Secretaria Executiva de Saúde amplie convênios com as clínicas e hospitais particulares do município. O requerimento emergêncial nº 96/2009 foi aprovado por unanimidade. A pressa se dá pela consatatação do parlamentar que a situação da saúde no Cabo é "caótica". Infelizmente, a saúde está falida, com falta de medicamentos, unidades de saúde completamente desestruturadas e postos fechados. E agora, os médicos ameaçam pedir demissão em massa", afirmou o vereador.

Publicado no Jornal Tribuna Popular de 5 a 12 de setembro

Caderno Dia-a-Dia

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ricardinho reúne moradores de Gaibu e informa decisão da Grande Recife sobre transporte público






Por Rafael Negrão

Na última quarta-feira (02/09), foi realizada uma reunião na Associação de Moradores de Gaibu para informar uma solicitação realizada no dia 26 de maio, pela comunidade que entregou um abaixo-assinado solicitando ao Grande Recife Consórcio uma linha permanente para Gaibu-Recife todos os dias. Estiveram presentes líderes comunitários, moradores, e o vereador Ricardo Carneiro (PPS), e foram debatidos assuntos ligados ao transporte público no Cabo de Santo Agostinho.

A população foi informada pelo vereador Ricardinho, que a partir do segundo semestre deste ano, a comunidade de Gaibu e áreas circunvinzinhas serão contempladas com o Terminal de Integração, onde os moradores terão acesso não só ao transporte para Centro do Recife como para toda Região Metropolitana (RMR). O Município passa, assim, a fazer parte do Sistema Estrutural Integrado - SEI, que traz como benefício para a população o pagamento de uma única tarifa na primeira linha a ser utilizada.

Os moradores agradeceram a dedicação de Ricardinho e o parabenizam pela atuação. “É bom ver o empenho do vereador que cada vez mais, tem lutado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja na luta pelo transporte, segurança, saúde e educação”, afirmou entusiasmado o morador Daniel Matias.

“Fico feliz em saber que as pessoas serão beneficiadas, e sei que meu papel na Câmara de Vereadores é garantir os direitos dos cidadãos cabenses. É gratificante ter resultados positivos de uma luta que vai trazer benefício para o coletivo”, concluiu.

Da assessoria do vereador Ricardinho.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Presidente da Câmara de Vereadores do Cabo quer desatircular a CPI mais uma vez

O Vereador Ricardo Carneiro (PPS) repudiou o arquivamento do parecer referente à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a fraude das gráficas e de compras de materiais de limpeza, lido pela mesa diretora da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho. A leitura foi realizada na sessão plenária dessa manhã (02/09), pelo presidente da Câmara Gessé Valério. O Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal garantem a instalação da CPI, como também o requerimento está dentro do prazo e já se tem um terço das assinaturas recolhidas mais as denúncias feitas pelo Ministério Público com 40 processos licitatórios suspeitos de irregularidades.

De acordo com Ricardinho, o presidente da Câmara quer mais uma vez manobrar a CPI.“O argumento de Gessé Valério é falho, porque já foram recolhidas as assinaturas, como também já foram apresentadas ao Ministério Público. Isso mostra que ele quer desarticualar a CPI junto com o prefeito”. O vereador ainda afirmou que a oposição vai entrar com um mandado de segurança na Justiça para aprovação.

Da assessoria do vereador Ricardinho

Câmara de Vereadores aprova ampliação dos convênios médicos


Por Rafael Negrão

Foi aprovada nesta terça-feira (01/ 09) na Câmara Municipal de Vereadores do Cabo, a solicitação feita pelo vereador Ricardo Carneiro (PPS), mais conhecido como Ricardinho, que solicita da Secretaria Executiva de Saúde a ampliação dos convênios com as clínicas e hospitais particulares do município. Tendo em vista que a situação da saúde no município é caótica o requerimento emergencial foi aprovado por unanimidade.
“Infelizmente, a saúde está falida, com falta de medicamentos, unidades de saúde completamente desestruturados e postos fechados. E agora, os médicos ameaçam pedir demissão em massa”, afirmou o vereador.

Da assessoria do vereador Ricardinho.

Moradores de Vila Claudete e Cidade Garapu debateram segurança com as Polícias Civil e Militar








Por Rafael Negrão

Moradores de Vila Claudete e Cidade Garapu, reuniram-se na noite da última terça-feira (01/09), na igreja Assembléia de Deus Americana para discutir com as polícias Civil e Militar a insegurança nas localidades. Estiveram presentes, o presidente da Associação de Moradores de Vila Claudete Amaro Ferreira, a representante do Conselho de Moradores de Garapu Surama Lins, pastor Robson Carvalho, pastor Valdinei Santos, delegado da 10º seccional Cláudio Borba, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar tenente coronel Gadelha, vereador Ricardo Carneiro (PPS) e o ex-deputado Betinho Gomes.

Na ocasião foram narradas histórias de assaltos e o tráfico de drogas que vem aterrorizando as pessoas que vivem nas comunidades. “No mês passado, eu cheguei a me agarrar com o ladrão passei mais de cinco minutos tentando lutar com ele, mas não consegui e ele acabou levando meu celular, mas tive sorte porque ele não estava armado”, disse a estudante Maria de Lourdes da Silva. Já a moradora do Loteamento Garapu Cristina Nunes, diz que foi assaltada por dois meliantes em uma moto. “Eu pensava que era brincadeira quando eles me pararam, mas a coisa foi séria, além de levar minha bolsa com e os documentos, ainda me empurraram”, disse revoltada.

O presidente da Associação de Moradores de Vila Claudete, Amaro Ferreira afirmou que além da insegurança o acesso as ruas têm atrapalhado o trabalho da Polícia. “Infelizmente estamos esquecidos pelo governo municipal, e quando a viatura vem nos ajudar corre o risco de ficar atolada e o ladrão já tem roubado’”. Ele ainda ressaltou que à tarde os ladrões costumam brincar de tiro ao alvo, amedrontando, cerca de 40 famílias que residem em Vila Claudete.

De acordo com o delegado Cláudio Borba, da 10º Seccional da Polícia Civil, o encontro foi de grande importância, porque segurança pública é um direito de todos os cidadãos. “Parabenizo a iniciativa do vereador Ricardinho e dos moradores. No entanto, segurança não é algo que se faça sozinho. É preciso, que o governo municipal trabalhe em conjunto com as polícias como por exemplo: melhorando o acesso às ruas e a iluminação pública porque ações como essas inibi os bandidos”, destacou o delegado.

O tenente coronel Gadelha, comandante do 18º Batalhão, recebeu das comunidades uma abaixo assinado solicitando rondas policiais. “Ficamos felizes de vê que as pessoas querem fazer parceria com a Polícia Militar. E vamos tomar as devidas providências, e não esqueçamos que esse problema tem que ser olhado de forma coletiva”, ressaltou. Ele ainda afirmou que é necessário que as pessoas andem com documento porque isso facilita a identificação de criminosos.

O vereador Ricardinho, agradeceu a presença de todos os presentes, e sugeriu que sejam realizadas reuniões periodicamente com as polícias. “É importante esse contato inicial, além de que é preciso acompanhar as ações das Polícias. Destaco que tivemos uma audiência como essa na Vila Roca e já faz 90 dias que não se tem mais assaltos”.No final da reunião foram sugeridas propostas para garantir a segurança dos moradores. E foi repassado os telefones da delegacia do Cabo e do disque denúncia.Serviço:
Serviço:
Telefones das Delegacias do Cabo

31843-464

384-3467

3184-3468

3184-3469


Disque denúncia

3421-9595


Da assessoria do vereador Ricardinho