quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vereadores do Cabo denunciam problemas em Escolas e Posto de Saúde da Zona Rural























Por Rafael Negrao

Os vereadores Ricardo Carneiro, conhecido popularmente como Ricardinho (PPS), e José de Arimatéia (PMN) visitaram na última quarta-feira, 29, os engenhos Ipiranga e Liberdade, no município do Cabo de Santo Agostinho, a pedido dos moradores que não aguentam mais a situação da Escola Vereador Severino Barros Marques. A instituição não oferece merenda, porque a água é imprópria para consumo. “Só estamos servindo biscoitos, porque a nossa água é impura. Os alunos trazem água de casa para beber. Infelizmente, essa situação se arrasta há muito tempo”, explicou a coordenadora, Jorgina Cavalcanti. Ela ainda revelou outro problema: a escola não possui computadores e não dispõe de uma sala de leitura.

No Engenho Liberdade, o problema da água é o mesmo na Escola Júlio Carneiro de Albuquerque Maranhão, que atende 417 alunos do Ensino Fundamental I e II. Geralmente, as aulas só acontecem quando o carro-pipa abastece. “Muitos alunos ficam sem aula devido a esse problema. Ontem, não teve aula, já passamos uma semana sem dar aulas”, afirmou um funcionário que não quis se identificar.A situação também é caótica no Posto de Saúde da Família no engenho Liberdade, o atendimento foi cancelados desde o dia cinco de maio devido a água imprópria que tem um odor muito forte.

“Aqui tem médicos, enfermeiros, dentista e agente de saúde, mas de que adianta se não oferece atendimento, a água que tem é escura e tem um mau cheiro ”. Afirmou a moradora, Maria de Lourdes da Silva. O posto tem sérios problemas de infiltração, fiação exposta, janela quebrada e o banheiro do médico está sem o vaso sanitário. Faltam profissionais de limpeza, seringas, rampa de acesso para idosos e deficientes, pintura, e uma pia para lavar pratos. Além disso, as portas a qualquer momento podem ser arrombadas. Assim, a Unidade de Saúde da Família deixa de atender cerca de 50 pessoas por dia.

Para o vereador Ricardinho, há a ilusão de que o Cabo vive um novo tempo. “ é um absurdo as escolas e posto de saúde parados, porque o governo não tem tido preocupação com quem mais precisa. Que novo tempo é esse, no qual as pessoas não são prioridades. Principalmente na área rural onde o acesso é mais difícil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, participe!