sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Posto de Saúde da Família de Pirapama continua com graves problemas

Por Rafael Negrão*

Denúncias realizadas esta semana pela comunidade de Barbalho, referentes ao Posto de Saúde da Família de Pirapama (PSF), mostraram o colapso da saúde do município do Cabo em diversos meios de comunicação. Hoje pela manhã (17/09), fazendo uma visita ao PSF da área. O vereador Ricardo Carneiro (PPS) - conhecido como Ricardinho - viu de perto o drama das comunidades atendidas pela unidade.

Assim que chegou ao local, o vereador encontrou o descaso do governo municipal com a saúde pública. A idosa Eurides Silva, 60, anos foi impedida de receber socorro no carro de Ricardinho, devido a negligência da auxiliar de enfermeira que não quis que a mulher fosse socorrida. “Isso é uma arbitrariedade contra os direitos humanos”, disse o vereador. Na ocasião as funcionárias da unidade ligaram para a Secretaria de Saúde, mas nenhuma ambulância chegou.

A senhora foi socorrida no carro de um comerciante da localidade. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, casos como este vem acontecendo sempre. “Eles ligam para a Secretaria, mas não recebem atenção”.

A dona de casa Clarissa Ferreira afirmou que o posto não distribui os medicamentos com regularidade e reclamou do atendimento: “Estamos esquecidos pelo governo municipal, nenhum degrau descente temos para facilitar o acesso. Muitas vezes os idosos ficam com medo de cair”.
O posto possui infiltração, paredes mofadas, portas com cupim, grades enferrujadas e problemas de infraestutura. Também não há placa de identificação. Vale destacar que a última reforma foi realizada em 2001.

A população reclama também da super lotação, tendo em vista que a unidade atende cerca de seis mil pessoas da comunidade e bairros vizinhos. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que sejam atendidas três mil pessoas, por cada equipe do PSF.

Da assessoria do vereador Ricardinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, participe!