segunda-feira, 8 de junho de 2009

Busto de Pinzón deverá voltar em breve à praça pública no Cabo


Por Wilson Firmo e Rafael Negrão

As pessoas que se encontravam intrigadas e à procura do busto de Pinzón, do renomado escultor Abelardo da Hora, agora não precisam mais perguntar pelo seu paradeiro ou mesmo vasculhar a cidade. A escultura encontra-se no gabinete do secretário de Obras Públicas do Cabo de Santo Agostinho, Osman Beltrão.

A descoberta da obra-prima, considerada patrimônio da população e um dos marcos das celebrações da chegada do navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, em janeiro de 1500, foi feita pelo vereador Ricardo Carneiro, o Ricardinho (PPS), durante visita ao secretário.

O busto de Pinnzón em tamanho natural, esculpido em concreto polido com base em granito, e que desde janeiro de 2002 podia ser apreciado na Praça da Estação Ferroviária, no Centro do Cabo, foi retirado durante a reforma da Praça, transformada em um grande pátio, no final do ano passado.

“O busto encontra-se jogado no chão da sala do secretário Executivo de Obras Públicas, Osman Beltrão. Isso demonstra o total descaso do governo municipal perante à história e à cultura que independe de quem esteja à frente da gestão pública”, disse há pouco o vereador Ricardinho, através de sua assessoria.

“É inadmissível uma obra dessa natureza, que representa a história da nossa cidade, seja tratada com tanto descaso. E o mais grave por se tratar de um monumento idealizado por Abelardo da Hora, um dos maiores escultores vivos do nosso país”, lamentou.Ele adiantou que está encaminhando ofícios para a Academia de Letras do município, à Secretaria Executiva de Cultura e Lazer e ao Conselho Estadual de Cultura, com o objetivo de que sejam tomadas “as devidas providências.”

“Vamos nos mobilizar para garantir a reposição da escultura o mais rápido possível no seu local de origem, que é na Praça da Estação Ferroviária, no Centro da cidade”, disse o vereador.
BUSTO DE PINZÓN – Durante as comemorações pelos 502 anos do marco histórico da chegada do navegador espanhol Vicente Pinzón, realizado em janeiro de 2002, foi feita uma homenagem especial ao vulto histórico, exatamente com a inauguração do busto, no dia 25 de janeiro daquele ano, confeccionada por um dos principais escultores do País, o pernambucano Abelardo da Hora, que é membro da Academia de Artes da Itália.

Na época, o artista usou como inspiração um quadro que recebeu da comitiva espanhola durante a comemoração do “descobrimento do Brasil pelos espanhóis”, em 2000. “A imagem que me foi dada retrata um rapaz muito jovem, um ‘cabra’ muito corajoso e destemido, uma figura espetacular”, dizia Abelardo na ocasião.

“Agora, sou cúmplice dessa versão (da História) que eu conheci desde menino. Espero que meu trabalho possa ajudar a tornar essa história mais conhecida pelo nosso povo”, disse Abelardo da Hora, que chegou a propor a confecção posterior do busto em bronze. “Desse jeito, a obra se tornaria eterna”, defendia.

O OUTRO LADO DA HISTÓRIA – Procurado pela reportagem do Tribuna Popular, o secretário executivo de Obras Públicas do Cabo de Santo Agostinho, Osman Beltrão, disse, através da assessoria de imprensa, que o busto que homenageia o navegador espanhol Vicente Pinzón não está jogado, mas guardado em seu gabinete “para que não seja depredado.”

O busto, assinado por Abelardo da Hora, um dos mais renomados escultores do Brasil e do mundo, foi retirado da Praça da Estação durante a reforma, no ano passado. O secretário informou que aguarda definição de novo local para localização do busto.

O “sumiço” da obra foi motivo de comentários e questionamentos por parte da população, especialmente por artistas da cidade, que sentiram a falta da escultura.

Na edição 121, de 21 a 27 de março dste ano, do jornal Tribuna Popular, o artista plástico Ivan Marinho perguntava sobre o paradeiro do busto e poder público, que o tinha sob sua guarda, ignorou a indagação, não dando qualquer satisfação à opinião pública. Ele lembrava, naquela edição, que a peça era a única escultura exposta em espaço público do Cabo assinada por Abelardo da Hora. O silêncio da Prefeitura aguçou a curiosidade,o que fez com que o vereador Ricardinho torna-se público o “achado” e cobrasse o seu imediato retorno à praça pública.

Fonte: Tribuna Popular http://tribunapopular.wordpress.com/2009/05/29/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, participe!